sábado, 9 de julho de 2016

Arnaldo do Sindicato, Daby Santos, Carol do Camarão e Zé Carlos da Placa são os pré-candidatos mais populares







Em consulta simples e informal pelas redes sociais, o Blog Marcio Maranhão, perguntou a seus leitores quais são os pré-candidatos a vereadores de Araioses sem mandato, mais populares a concorrer às eleições de outubro de 2016. A pergunta não tinha o objetivo de saber a intenção de voto do eleitor, apenas levantar quais são os nomes que primeiro vem à cabeça do cidadão quando se fala de candidatos ao legislativo municipal.

O formulário com somente duas perguntas espontâneas (QUAL O NOME DO PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR DE ARAIOSES SEM MANDATO QUE PRIMEIRO VEM À SUA CABEÇA? POR QUE?), foi enviado a duzentas e cinquenta pessoas e foi respondido por cento e treze até o fechamento dessa matéria.

22% respondeu que o primeiro nome de pré-candidato que vem à sua lembrança é do professor e sindicalista Arnaldo Machado,19% afirmou que lembra mais do blogueiro, radialista e ex-secretário de comunicação de Valeria do Manin Daby Santos, outros 19% tem no nome da professora e enfermeira Carol sua primeira lembrança, e 14% diz lembrar primeiro de Zé Carlos da Placa, tendo ainda 26% feito menção a outros nomes, mais que sozinhos não chegam a pontuar na metodologia adotada.

Sobre os motivos, foram apresentados os mais variados argumentos, com destaque alguns que sintetizam o todo: 

Para os que apontaram Arnaldo do Sindicato, como a maioria o descreveu, afirmaram que a lembrança vem em função da sua constante exposição na mídia, principalmente no próprio blog Marcio Maranhão, que através de seu escritório assessorou por 2 anos a entidade que Arnaldo presidia, colocando no ar um site institucional, folhetim e periódico impresso, além de várias ações em estratégia de mídia que visava maximizar a atuação da entidade e coloca-la sempre em evidencia para se proteger de ataques e ter o apoio da opinião pública. 

Para os que lembraram de Daby Santos, justificaram que a lembrança vem em função de sua atuação por anos na mídia como locutor e blogueiro. E por ter sido até recentemente secretário de comunicação.

Já para os que consideraram como a mais popular, a enfermeira Carol do Camarão, como foi também descrita pela maioria dos entrevistados, tem em sua atuação na área da saúde e assistência aos mais carentes o principal motivo da lembrança ao seu nome, além da sua história como professora e ex-secretária de saúde. Outro ponto que contou favorável, foi o fato de Carol enfermeira ser casada e ter como seu principal parceiro político, o ex-vereador e atual secretário de transporte Camarão.

Zé Carlos da Placa que obteve 14%, teve sua atuação como ex-chefe da iluminação pública lembrada e o seu trabalhado junto algumas famílias carentes em sua região. Muitos falaram de Zé Carlos como alguém que mesmo não tendo ganhando nas eleições de 2012, manteve-se em contato com sua base.

26% dos entrevistados citaram o nome de diversos outros pré-candidatos, igualmente sem mandato, mas que dentro da escala e metodologia adotada não alcançaria valor considerável para este levantamento. Lembrando que os números apresentados não refletem intenção de voto e nem o levantamento tinha esse objetivo.
Marcio Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário