domingo, 14 de fevereiro de 2016

Blog da Secretaria de educação de Araioses faz crítica ao governo Flavio Dino para justificar o não pagamento do bônus dos professores

O  governo da Valeria engavetou a mudança de nível de mais de cem professores e progressão de todos os professores e não tem cumprido as determinações judiciais que garantem  direitos dos operacionais e vigias e motoristas. 





Engraçado! muito me surpreende da parte da secretaria de Educação de Araioses em blog oficial falar mal do governo do Estado, enquanto a atual gestão municipal não cumpre o dever de casa. Mas já que é assim vamos para comparação: 

· O governo Flavio Dino que tem sido um revolucionário em apenas um ano de governo já atingiu todo Estado com suas ações, inclusive o Município de Araioses foi beneficiado. 

· Ressaltamos estrada de Carnaubeiras, 

· Bolsa Escola, 

· Mudança de nível e progressão de mais de 11 mil professores do Estado contemplando mais de 100 professores no município , 

· Concurso público para professores, 

· O programa o Mais IDH entre outros. 

Já o governo da Valeria engavetou a mudança de nível de mais de cem professores e progressão de todos os professores e não tem cumprido as determinações judiciais dos direitos dos operacionais e vigias e motoristas. 

RESÍDUO DO FUNDEB 

· Pra começar não estamos cobrando que seja rateado a complementação do FUNDEB, que foi repassado regularmente  de janeiro a dezembro de 2015

· Também não estamos cobrando a complementação de 2016 que é de mais de um milhão de reais que começou a ser repassado desde de janeiro de 2016. 

· Não estamos buscando visibilidade mais direitos que tem sido negado ao longo desta administração, 

· Não cobramos a complementação do FUNDEB, cobramos de bônus o resíduo de 2015, isto é, os restos de 2015 que somente foi repassado ao município em 2016. 

· A prestação de contas do exercício de 2015 encerrou em 31 de dezembro, portanto resíduo não pode mais ser prestado contas em 2015 e nem faz parte do orçamento de 2016, portanto e sobra. 

· O bônus cobrado não é da complementação de 2016 mas sim do resíduo de 2015. 

Vários prefeitos do Maranhão e  de  vários  municípios do  Brasil já estão fazendo o rateio do resíduo de 2015 em bônus aos servidores da educação.  Por que em  Araioses a prefeita Valeria não quer fazer? 

A própria entidade que defende os interesses dos municípios já se pronunciou sobre o assunto veja: 

“É importante ressaltar que o registro do direito a receber do ponto de vista patrimonial não permite que esses recursos sejam utilizados para a cobertura de restos a pagar inscritos no exercício de 2015, e nem podem ser utilizados para abertura de créditos adicionais, tendo em vista que a Lei n° 4.320/64 só considera como orçamentária a receita efetivamente arrecadada no exercício.” 

A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS ! 

Informações chegadas no SINDICATO que circulam na cidade por parte pessoas ligada ao governo e até que ocupam cargos de 1º escalão " Secretário”, que o presidente do sindicato inventou que tem um recurso que veio pra "eles", consertar ônibus e andam divulgando que é sobra de FUNDEB. Quero informar essas pessoas que não foi o presidente que inventou, mas governo federal que repassou  o dinheiro em dia 29 de janeiro de 2016,  conforme divulgado neste meio de comunicação quero informar que  assunto foi tratado através de oficio a secretária de educação que ainda não respondeu. A própria. Confederação que defende os direitos e interesses dos municípios e não dos servidores emitiu parecer técnico que orienta aos prefeitos a aplicar o dinheiro ao verdadeiro destino, Isto é, não pode usar para pagar restos de despesas de 2015 e nem ser usado como receita no orçamento de 2016. Por se tratar de resíduos deve ser rateado aos servidores da educação 2015. Nem pagar decimo terceiro e nem férias estamos cobrando o que é nosso! Quero informar que hoje não dá mais para esconder pois tudo está disponível no portais de informações e transparência. 





Um comentário:

  1. Sr. Prof Arnaldo



    Venho por meio deste expor a minha indignação pelos serviços de arrecadação de impostos que ora são realizados no município de Araioses, os fatos

    Adquirir um imóvel no Município de Araioses, e venho há dois meses tentando realizar a regularização do mesmo junto ao setor de tributos e terras do município, mas sem ter resultado prático.

    No início de janeiro\2016 o Chefe do Setor de Tributos foi demitido, por esse motivo não pude realizar a solicitação de pagamento do ITBI, nem tão pouco realizar pagamentos do referido imposto nem tão pouco concretizar a transação imobiliária junto ao cartório local – com transferência, registro e etc, pois só quem estava apto a receber tão imposto era o chefe do setor que foi demitido.

    Retorno após vinte dias novamente para realizar os mesmos serviços e desta vez me foi apresentado por um fiscal municipal, o Secretário de Administração Municipal, Marcos de Tal, que seria a pessoa apta para executar os atos administrativos inclusive receber o pagamento das taxas e imposto referente a minha transação imobiliária. O Sr. Marcos de Tal, apresentou-me um formulário onde deveria colocar meus dados e valor do ITBI, valor esse que eu deveria pagar para Ele ao invés de recolher a uma conta da Prefeitura, estanhei e não realizei o pagamento a esse Senhor, pois o formulário não trazia nenhuma segurança para o ato que Eu realizaria.

    Encontro-me impossibilitados de realizar a finalização da minha transação imobiliária por falta de documentos que contenha pelo menos fé pública expedido pela Prefeitura.

    Acredito que outras pessoas também se sentem constrangidas em fazer qualquer pagamento a Prefeitura pela a inversão de papeis, pois em meu ponto de vista quem tem as prerrogativas de arrecadar e o chefe do executivo delegando poderes para seu secretário de finanças \ economia.

    Para tanto gostaria de solução,

    Atenciosamente,

    Carlos Henrique Sousa Farias

    ResponderExcluir