sábado, 17 de outubro de 2015

Daby é coerente: "Grupo grande e muito dinheiro não é nenhuma garantia de vitória na política de Araioses,"

Grupo de Manin Leal está confiante na reeleição da prefeita Valéria do Manin


Quem conhece com intimidade as principais lideranças do grupo político liderado por Manin Leal, pai de prefeita Valéria do Manin sabe que esses estão muito confiantes na reeleição da gestora araiosense.

Como não poderia ser diferente, o mesmo não pensa quem lhe faz oposição, que no momento são lideranças que se divide em apoio a vários pré-candidatos a prefeitura de Araioses.

Porém, antes de tudo, um fato não pode ser ignorado: se a prefeita se reeleger, seu pai Manin Leal será o grande vitorioso e se esse fato não ocorrer, ele será o grande perdedor.

Imagem do comício de encerramento da campanha de Valéria do Manin em 2012, na Praça do Viva.


A afirmativa está sustentada nos fatos, pois é público e notório que Manin Leal é quem dá as cartas e é quem decide tudo na administração da filha. Se essa ingerência é positiva ou 
idenão, só saberemos após a abertura das urnas no dia 2 de outubro do ano que vem.
Faltando menos de um ano para as eleições a situação política de Araioses está bem mais confusa do que já esteve em períodos eleitorais anteriores, onde a esta altura, já se tinha as coisas mais definidas pelo lado da oposição, onde sempre teve uma liderança forte como Vicente Moura, que ganhou a eleição em 2000; José Cardoso do Nascimento – Zé Tude, vitorioso em 2004; Luciana Trinta, vencedora em 2008; e Valéria do Manin o fenômeno de 2012.

No momento a oposição se divide em vários candidatos, onde apenas Luciana Trinta, tem experiência do que é uma disputa pela prefeitura de Araioses.

Mas para o grupo de Manin Leal sair vitorioso, ele tem pela frente um tabu histórico e a dificuldade que toda campanha de reeleição tem, que é a de fazer uma prestação de contas do que fez, e não voltar aos palanques prometendo que se tiver outra oportunidade ai então vai fazer.

Grupo grande e muito dinheiro não é nenhuma garantia de vitória na política de Araioses, pois temos histórico que já mostrou isso tudo não ser suficiente nos casos dos gestores araiosenses, que tentaram a reeleição e não conseguiram. Os adeptos de Manin tem todo o direito de dizer que tabu é para ser quebrado e que sempre existe uma primeira fez.

Isso também é verdade!


Mas os observadores, os entendidos da política araiosense devem se ater no antropofagismo fato muito comum de ocorrer entre grupos de pessoas que estão no poder e que está se manifestando no momento, entre pessoas do grupo do pai da prefeita Valéria do Manin.

A auto destruição de pessoas do mesmo grupo pode ter consequências irreparáveis no futuro. Líderes como Zé Tude e Vicente Moura, por exemplo, jamais permitiram que alguém do grupo denegrisse a imagem de outro, mesmo que houvesse razão para isso. Luta pelo poder dentro poder sempre existiu, mas quando isso ocorre de forma acerbada e sem controle os resultados sempre são desastrosos para quem não teve comando e não soube administrar essas situações.

Por fim, Manin Leal tem ainda um desafio muito importante a ser superado, que não será tão fácil, que é o de devolver a ao araiosense, em especial aos jovens, a empolgação que tomou contada campanha de Valéria do Manin em 2012.

Significado de Antropofagia

s.f. Condição, particularidade ou ação de antropófago; característica de quem come carne humana; canibalismo.

Significado de Ingerência

s.f. Intervenção; ação de ingerir, de intervir, buscando influenciar algo: sua ingerência no processo foi irrelevante. 
Intrometimento; ação ou efeito de ingerir, de se intrometer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário